2025

Tecnologia da i4pro moderniza gestão de riscos em resseguros no Brasil

Por i4pro
tempo de leitura ...min.

Tecnologia da i4pro moderniza gestão de riscos em resseguros no Brasil

O mercado de resseguros no Brasil passou por uma transformação significativa em 2007, quando houve a abertura das portas para a entrada de novas resseguradoras atuarem no setor. A mudança estimulou a concorrência, a inovação e o alinhamento do país às práticas globais. Com isso, o país se destaca como um dos maiores mercados de resseguros da América Latina e um dos mais importantes entre os mercados emergentes

Nesse contexto de evolução, a i4pro se posiciona como parceira estratégica ao oferecer tecnologia que otimiza a produtividade, digitaliza processos e amplia a conectividade entre seguradoras e resseguradoras.

Guilherme Linares, coordenador de sistemas da i4pro, explica como a i4pro tem efetuado a utilização de dados climáticos para apoiar a tomada de decisões em subscrição e resseguro. “A companhia tem acompanhado e integrado inovações baseadas em informações que são utilizadas para alimentar modelos preditivos aplicados à subscrição e à avaliação de exposição ao risco. Com essas ferramentas, as seguradoras podem ajustar critérios de aceitação e precificação de forma dinâmica, considerando variáveis ambientais específicas por região ou período.

Um outro ponto de destaque são os eventos climáticos, cada vez mais frequentes e imprevisíveis, como enchentes, estiagens e ciclones, e com isso o resseguro ganha destaque como mecanismo essencial de resiliência financeira. Ele funciona como um importante mecanismo de resiliência financeira, sendo cada vez mais citado em pautas de sustentabilidade e ASG (Ambiental, Social e de Governança) no setor de seguros.

O câmbio e o IOF sobre operações internacionais são fatores que impactam diretamente o mercado de resseguros no Brasil. Linares afirma que uma parte significativa das operações é feita com empresas estrangeiras, a flutuação do câmbio e a tributação podem gerar custos adicionais para as seguradoras brasileiras, alimentando debates regulatórios.A manutenção do IOF no câmbio representa um impacto financeiro relevante para o setor, exigindo ainda mais eficiência e controle por parte das seguradoras e resseguradoras. A i4pro acredita que a automação de processos e a digitalização inteligente são caminhos viáveis para compensar esse aumento de custos operacionais”. 

O colaborador reforça que, em relação a esses desafios e em busca de modernização, a Susep tem atuado para flexibilizar normas e promover a digitalização do setor. Essa evolução regulatória permite a criação de soluções mais ágeis e contratos personalizados, impulsionados pelo uso da tecnologia e da análise de dados, o que beneficia diretamente o mercado de resseguro. “Com a modernização das normas de resseguro e contratos previstos no Plano de Regulação 2025, a tecnologia da i4pro possibilita que as seguradoras façam atualizações rápidas, mantendo consistência nas informações prestadas, integrando obrigações acessórias e gerando relatórios compatíveis com os novos padrões exigidos. A inteligência embarcada nos sistemas reduz o risco de não conformidade e fortalece o relacionamento das seguradoras com os órgãos reguladores”, concluiu.

Veja também

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.