03 de junho de 2022

i4pro investe em programa de recompensa por indicação para atrair talentos

Por i4pro
tempo de leitura ...min.

Com déficit de mão de obra especializada em tecnologia previsto para dobrar no Brasil nos próximos anos, empresas do setor enxergam a gestão de pessoas como o principal desafio de negócio

No dia 3 de junho é comemorado o Dia do Profissional de Recursos Humanos e, em 2022, a área ganhou importância ainda mais estratégica para companhias do setor de tecnologia. A atração e retenção de talentos é um dos principais desafios das empresas do setor, que demandam uma mão de obra qualificada cada vez mais disputada, e por isso têm tratado a agenda de gestão de pessoas como prioridade absoluta para os negócios.

Empresas como a i4pro, líder em soluções tecnológicas para o mercado segurador, têm utilizado iniciativas como programas de recompensa por indicações para encontrar os melhores profissionais. No ano passado, a área de gestão de pessoas da i4pro criou o i4Indica, programa no qual os colaboradores podem sugerir nomes para as vagas disponíveis e, se suas indicações forem efetivadas, receber premiações que vão de R$ 200 a R$ 2 mil.

A experiência tem sido bastante positiva. De acordo com Carolina Florence, diretora de Desenvolvimento Humano, Gestão Organizacional & Comunicação da companhia, o programa reduz os custos com recrutamento, seleção e treinamento, e garante alinhamento cultural dos candidatos. Desde que foi lançado, o i4Indica contabiliza 352 indicações e 37 contratações diretas.

Apenas este ano, a i4pro já contratou mais de 50 profissionais, e tem cerca de 20 novas posições abertas, algumas delas bastante específicas e disputadas no mercado de tecnologia.

No Brasil, o setor de tecnologia tem um déficit estimado de 400 mil profissionais, podendo chegar a 797 mil até 2025, de acordo com levantamento da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação). Além disso, o turnover médio no segmento é de 48% ao ano, o que evidencia a necessidade de criar ambientes de trabalho, planos de carreira e culturas corporativas atrativas o suficiente para reter os talentos ao longo dos anos.

Veja também

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.